Especialização é condição necessária para alavancar carreira e fomentar ideias inovadoras

J.Valério empresa associada a Fundação Dom Cabral, está com matrículas abertas para Pós-Graduação

O mundo está em constante evolução. A pandemia proporcionou uma série de alterações nas sociedades e nos obrigou a transformações e mudanças de paradigmas.

Numa vertente clássica, os líderes foram educados para alcançar lucratividade e satisfazer os desejos dos acionistas das empresas. Mas como tudo mudou, a sociedade também se pautou em novos interesses, empresas e consumidores. “Hoje, no mundo corporativo, quem detém a informação sai na frente”, enfatiza Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JValério Gestão & Desenvolvimento.  

E na velha premissa que informação é poder, o mercado vem exigindo, a cada dia, profissionais qualificados e capacitados para o trabalho. E os números mostram essa tendência. Em 2021, o número de matrículas na pós-graduação no Brasil foi de 1,3 milhão, representando um crescimento de 4,8% em comparação a 2019. Entre os fatores que motivaram ao aumento estão o trabalho remoto, que possibilitou mais tempo em casa, e mudança de emprego de profissionais já formados a buscarem por mais cursos de especialização, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior no país.é

Segundo Clodoaldo, a busca hoje é pela qualidade da experiência que o ensino proporcionará. “As escolas de negócios precisam considerar as diversas mudanças que o mundo vem passando e atualização constante”, reforça.

Para Rodrigo Dal Bello, Sócio Fundador da Bello´s Car, a experiência de participar de um curso de especialização junto a Fundação Dom Cabral amplia os horizontes. “O ramo em que atuo de venda de carros possui muitos processos e é extremamente verbalizado. Estávamos apresentando problemas no nosso dia a dia, que não permitia que a empresa crescesse. A profissionalização era mais que necessária”, enfatiza.

“O curso de especialização impactou direto e positivamente no meu negócio”, reforça Rodrigo. “A cada aula, a cada discussão e trabalho realizado, fui observando as ferramentas que existiam e o que nós tínhamos implantado enquanto empresa, e percebi que não existia nada personalizado para o ramo da venda de carros usados”, explica. Durante o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), surgiu a ideia de desenvolver uma tecnologia para resolver determinados problemas existentes na loja, dando mais transparência para o negócio, para os clientes e para os funcionários. “A equipe comprou a ideia e participaram comigo do trabalho, que foi sendo desenhado no decorrer do curso”, relembra.

“De um trabalho de conclusão, surgiu uma startup, a Autoconf”, enaltece Rodrigo. A startup que começou com duas pessoas, hoje conta com trinta colaboradores. “O projeto foi desenhado para atender as necessidades de uma loja em específico, mas observamos que era a necessidade de todas as lojas do Brasil”, reforça. Hoje a ferramenta desenvolvida no TCC do curso da Fundação Dom Cabral, em parceria com a JValério Gestão & Desenvolvimento está implantado em 250 lojas, em todos os estados brasileiros e está sendo implantado todo a parte processual das empresas que contrataram a Startup.

“Os cursos de especialização fomentam no aluno a ideias inovadoras e a buscar oportunidades em problemas reais identificando soluções viáveis”, pontua Clodoaldo. Estar apto para avaliar e selecionar propostas de problemas estratégicos de mercado, desenvolver uma solução e vender esta solução a tomadores de decisão, essa é a proposta do Business Sprint. O diferencial desses encontros, segundo o diretor executivo, é propiciar a simulação da experiência pela qual os executivos passam, seja no desenvolvimento de novos negócios, nos projetos estratégicos disruptivos ou para buscar soluções de impacto social.

A JValério Gestão & Desenvolvimento é empresa associada a Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira que ocupa hoje a 9ª. posição entre as melhores do mundo, e classificada como a melhor da América Latina. No próximo dia 05 de Abril, acontece em Curitiba, o Business Sprint, que além de trazer assuntos relevantes no mercado corporativo, serve como uma seleção para os participantes que desejam fazer uma pós-graduação na Fundação Dom Cabral.

Durante o Business Sprint ocorrerá uma contextualização sobre o tema, com painel composto pelo professor Bruno Portela da Fundação Dom Cabral e de dois executivos convidados de empresas parceiras da JValério, que vão avaliar as equipes e compartilhar suas visões sobre as atividades realizadas. “Nessa fase, os participantes selecionarão desafios a serem trabalhados, desenvolverão pesquisas e estudos com conteúdo remotos”, explica Vitor Golinski, Gerente de Desenvolvimento de Indivíduos da JValério.

Nos encontros seguintes, os projetos estratégicos apresentados pelos participantes passam por uma análise de contexto, entendimento do problema, identificação da proposta de valor da solução, prototipação e avaliação de viabilidade da solução proposta. O propósito do Business Sprint a contextualização e a conexão com os desafios atuais e futuros negócios. “Nesse curso, os participantes são convidados a refletir sobre os próprios desafios e buscar soluções de forma colaborativa, com outros participantes, em todos os encontros realizados”, pontua Golinski.

“Esse programa de curta duração foi pensado e destinado a pessoas que querem ter um conhecimento melhor do mercado e precisam de uma formação de excelência para serem profissionais de elite. Pessoas que desejam alavancar a carreira e aprofundar conhecimentos em gestão para liderar, empreender e transformar a realidade das organizações”, enfatiza Golinski.

As inscrições para o Business Sprint e Novas Logicas do Mercado está aberto, e pode ser realizada pelo site https://materiais.jvalerio.com.br/business-sprint ao custo de 300,00, e serve como uma seleção para os participantes que desejam fazer uma pós-graduação na Fundação Dom Cabral. A FDC atua na formação de profissionais com o conceito do lifelong learning, ou seja, aprendizado ao longo da vida com a oferta de amplo portifólio.

Redação

Read Previous

As possibilidades de se reinventar e realocar-se no mercado profissional

Read Next

Inclusão e empoderamento feminino nas empresas